O que são as Macro? Feito por u/BoomTheBear86

Fonte: https://www.reddit.com/r/PokemonUnite/comments/xr3tum/thrift_shop_guide_macro/

BoomTheBear86

 

O que são as Macro?

(macroskill são habilidades necessárias independente do pokemon que vc estará usando)


- Conscientização do mapa;

- Entender a luta e avaliação de risco;

- Julgar o estado atual do jogo;

- Entender as condições de vitória;

- Pensamento e ação flexíveis.

 


O que preciso entender para as Macro?


Três conhecimentos principais :


Conhecimento do jogo – capacidade, estratégia, utilidade;

Leitura – Entender qual o conhecimento do jogo se aplica E QUANDO;

Ser flexível e se preparar para mudar a sua estratégia se sua leitura estiver errada. Plano de contingência.

 



Entender a Conscientização do Mapa é melhor quando pensamos sobre dois campos distintos:

Mapa estático(que não muda) e mapa fluído(em movimento):

 

Estático:

Entender “como o mapa funciona” nas formas gerais em que nunca muda;

Quando os objetivos chave aparecem e onde;

Lugares típicos de gank ou de riscos de emboscada;

Que paredes podem ser puladas ou não;

Como certos pokemon podem usar (abusar) de  certas partes do mapa;

Tempo de trajetória.

 

Flúido:

Entender o que está acontecendo no mapa, no seu jogo, naquele momento exato do jogo;

Onde seus adversarios estão;

Onde seus aliados estão;

Quando aliados/inimigos pegaram os farm;

Quem está morto ou não; quem está voltando?

Pontos (locais) de gank;

Observar backcappers (basicamente quem vai marcar ponto durante o rayquaza).

    
   “Exemplo de Conscientização de Mapa: Rayquaza apareceu”

2:00, "o ray apareceu".
O que os roxos devem fazer considerando o campo de visão deles?

 Do ponto de visão dos pontos roxos, eles sabem que Mime, Glaceon e Pika estão nas moitas, pq eles os virão entrar lá, mas Wiggly e Absol estão MIA(fora do mapa).



Dodrio não é ótimo em lutas em time, mas é bom em pequenos ataques, em retirada para evitar backcapper seria o ideal aqui. 

Dodrio pode rapidamente voltar à luta se absol e wiggly aparecerem. Backcapping é uma condição de vitória aqui pq ambos os times nesse ponto tem o mesmo status de gols derrubados. Um backcap pode mudar o andamento do jogo, então isso deve ser antecipado. 

O time roxo também tem uma dupla de pokemons(garde, slowbro) que podem atrasar o movimento dos inimigos com suas habilidades/ults, então eles podem lidar com uma luta 4x5 por um tempo, mesmo se o mime usar sua ult, Slowbro pode para-lo enquanto garde prepara para contra-ultar. 

Charizard pode também facilmente atrasar e derrubar Absol se ele vier pelo flanco, Tsareena pode fazer o mesmo. 




 

Entender a Luta:


Lidar com lutas é uma micro skill, mas entender se você deve entrar em uma é uma Macro skill;


Isso se resume em poucos fatores:

1)     Confronto: é viável?

2)     Propósito: Qual o valor da batalha pra mim e meu time?

3)     Custo: Se eu perder, o que o time inimigo ganhará?


  

     Lutas:



 

     Entrar num combate geralmente exige avaliar os pokemon inimigos de duas maneiras:

1)     Capacidade

Do que o pokemon é capaz? 

Qual seu kit? 

Alcance? 

O tempo de contagem (cooldown ou "refrigeração") nas habilidades? 

Dano esperado? 

Ele pode curar? 

Pode ficar imparável?


Estratégia

Como normalmente os usuários desse pokemon o usam? Qual o seu comportamento?

Que tipo de coisas devemos antecipar/esperar da parte deles?

(Isso também exige que você saiba garantir a sua segurança – qual perto aliados estão, eles parecem que podem te ajudar?)






Exemplo 

Capacidade:

Tem um curto-médio alcance para dano moderado;

Pode dar dash com seu spin; 

Dano do Auto Atack é médio;

Resistencia é média;

Normalmente corpo-a-corpo;

Estratégia:

Stack-Happy;

Tende a priorizar farmar ou dar o último golpe do que lutar na lane;

Provavelmente tentará escapar do que lutar;

Provavelmente virá com Full Heal ou X-Speed;

Geralmente irá direto pro gol na primeira descida pra lane.

 

Aqui podemos ver do que Bounswee é capaz, mas não é necessariamente o que as pessoas irão fazer jogando com ele. Nota: Esses dois fatores mudam quando um pokemon chega num certo lvl ou evolui.

Nesse caso, podemos ver que Bounswee é normalmente de nível baixo de ameaça no início do jogo porque ele tende a ignorar os oponentes. Melhores jogadas nesse caso seriam tentar impedi-lo de farmar através de focar fortemente nos ultimos hits(em pokemons selvagens) e tentar stackar. Bounswee é tipicamente um pokemon seguro para encarar no começo do jogo




Exemplo

Capacidade: 

Altíssima capacidade de dano ou dano sustentado;

Precisa acertar suas skills;

Pode encarar 1x1 com vários alvos se acertar os ataques;

Muito frágil;

Pode ultar para fugir, se não usar para entrar numa luta favorável;


Estratégia:

Tem que esperar para garantir acertar seus ataques (normalmente nos arbustos);

Vagueia procurando por kills  em alvos solo;

Frequentemente é uma isca(parece fugir mas volta pra te atacar);

Cria a ilusão de estar fugindo com sua unite mas frequentemente circula pra voltar e tentar te matar);

Entra em lutas um pouco depois(não é o primeiro a começar uma luta).

   

A estratégia do Gengar se alinha muito com a sua capacidade. Jogadores de Gengar geralmente tentam manter a luta nos seus próprios termos(se escondendo nos arbustos ou fingindo fugir, asim eles podem ter uma noção melhor do movimento do adversário para mirar melhor). Eles precisam disso para agir. Quando esse for o caso, Gengar é uma luta arriscada. Gengar é uma luta normalmente segura se ela não ocorrer nos seus termos, isso inclui ocasiões como atacando-o antes enquanto ele farma ou usando CC(Crowd Control) logo após que ele teleporta. Mesmo um Gengar sozinho com pouco HP é uma luta de alto risco se ele estiver em controle da situação. 





 

Propósitos e custos da luta


Bons propósitos pra luta:

Pegar um objetivo que você tem garantido;

Deixar um gol aberto pra marcar pontos;

Defender um gol de o time adversário marcar grandes pontos(vejaaaam quando alguem tem 40 ou 50 pontos).

Impedir que inimigos chave entrem numa luta importante;

Inimigo tá invadindo a Jungle;

Desmotivar ou impedir o pokemon inimigo de atacar um aliado.

 




Motivo ruins pra entrar numa batalha:


Revanche(pelo amor de deus, né kkk tem gente que fica atras do bichinho a partida inteira, obcecado em matar um único pokemon — subzero feels kk) – Custo: perder um objetivo;

“Ele(s) parece(m) estar sozinho(s) (mas estão mesmo?)” Custo: Dar ao adversário muita exp

“estão fugindo e não lutando, kill fácil” Custo: Deixar seu gol aberto;

“É o Regieleki, DEVEMOS lutar” - Custo: perder a vantagem de lvl.



 

Propósitos de luta e seus custos



Um jogador iniciante pode ter muitas lutas no meio de “lugar nenhum”, quando nada  está acontecendo lá, só pq ele viu um inimigo. É um risco por nenhuma razão válida e o custo de experiência ou benefícios adquiridos quase nunca valerão a pena.

Pode ser tentador tentar matar todo mundo na sua frente quando você estiver em liderança em experiencia, mas talvez (quase sempre) é mais inteligente usar sua liderança pra tomar os farms, assim o time inimigo não terá chance de te encurralar e ganhar toneladas de experiencia. Isso também aumentará a vantagem do resto do seu time(mantendo os inimigos em lvl baixo) mais do que focar apenas na sua vantagem.

Quando estão jogando na liderança, os jogadores pensam que os beneficíos de uma fight aumentam e que os prejuízos diminuem, o que causa lutas com péssimas consequências pro time. NENHUMA liderança no lvl deve ser superestimada em termos de impacto nas batalhas.



Julgando o estado do jogo

Essa é uma super habilidade nuclear – entender o que é importante (e o que é possível) no jogo NESSE MOMENTO.

Isso definirá o seu comportamento mais do que qualquer outra coisa.




Regieleki brotou, todo mundo pra cima, certo?


Primeiro, se pergunte: Estamos subindo ou eles estão?

Como está o confronto em termos de teamfight? Podemos vencer? Parece que venceremos?

Temos uma boa chance de garantir o último hit(snippers, subam pros objetivos, por favor, a menos que esteja perdido..)?

Quantos pokemon defendem os gols deles(leiam o mapa e vejam isso, bençãos..)? Quantos são os seus?

 




regieleki é um ótimo objetivo – Se ele chegar no gol!


Realisticamente, você precisa se julgar se você fará o regieleki. Ele vai realmente conseguir chegar no gol? Ele distrai seu time de outra coisa(como roubar a jungle dos adversários?

Se você não tiver certeza de escoutar o regieleki pra um gol inimigo e ele não servirá de distração pra o time adversário.. você TALVEZ estivesse melhor fazendo outras coisas e depois defendendo o seu gol do ataque do regieleki. PARAR O REGIELEKI de chegar no SEU gol, nesse caso, seria a prioridade aqui.

Não entre numa armadilha mortal só pq é o regieleki. Se não for uma luta favorável, não vá... adquira exp, marque uns gols, roube a jungle(ou faça a porra da sua que tu marcou pelo menos antes de ele aparecer, caralho kkk) e derrote-o se puder. Dá pra fazer essa porra.         

 


Estamos a frente em exp/Lvls


Mantenha a liderança garantindo a sua farm ou roubando a do inimigo;

Reduza a prioridade pras farms seguras! Deixa-as para os colegas com lvl baixo;

Não arrisque sua liderança entrando em lutas estúpidas;

Seja aquele que desencoraja os inimigos de irem pra um objetivo, deixe os aliados mais fracos fazerem o objetivo enquanto enquanto você segura os adversários;

Jogue de forma segura. Se você morrer, inimigos pegam seus pontos, experiência e la se vai a vantagem da sua liderança;

Não se afaste demais pra tentar marcar pontos a menos que tu tenha a certeza(100% da certeza) de que tu vá conseguir marcar e escapar;

Não fique passeando sozinho 100% do tempo.


Se estivermos atrás em nível ou experiencia

Esteja preparado para largar um objetivo se você puder garantir muito farm enquanto o outro time faça ou ter certeza de poder fazer gols com muitos pontos; 

Não vagueie sozinho;

Faça investidas como grupo quando o time adversário estiver ocupado em outro lugar;

Esteja preparado para backcappers (ataques por trás na hora dos objetivos, principalmente rayquaza).




CONDIÇÕES DE VITÓRIA

 

Regieleki: Se o gol da base estiver aberto(exposto) e estiver próximo dos últimos dois minutos, Regieleki É UMA CONDIÇÃO DE VITÓRIA se você puder alcançar aquele gol. Ele forçará uma distração, NENHUM OUTRO OBJETIVO IMPORTAM PRO TIME QUE PUDER MARCAR PONTOS APOIADOS NELE!

Rayquaza: É uma condição de vitória se os times estiverem próximos em placar mas fazer backcap não é uma opção devido à defesa adversária ou se somente o gol da base estiver disponível. Não é suficiente ir sozinho no Ray se o time adversário estiver vivo pq eles podem facilmente te seguir e matar antes que você marque pontos(ou recuar para te parar).

Backcaps: São uma condição de vitória quando os times estão próximos em pontos e Rayquaza não está sendo feito. Marcar um backcap nessa situação força o time inimigo a ou fazer o mesmo ou os força a iniciar uma luta de time no Ray. De todo jeito, os força a jogar defensivamente. 



CONDIÇÕES DE VITÓRIA


O fator principal sobre condições de vitória é entender quando elas se aplicam;

Se o dito anteriormente não for a situação encarada e o time adversário fizer o Eleki e ele chegar no seu gol exterior.. E daí? Não é como se ele for ganhar o jogo para eles, então não tente encarar o Eleki e deixar o time adversário livre para marcar pontos ou fazer o Rayquaza. 

Se o seu time estiver a frente nos gols, sua melhor aposta é se proteger de backcaps e interromper tentativas de fazerem o Ray. Você NÃO precisa marcar pontos ou derrubar o Rayquaza, você só precisa impedir o time adversário de fazer alguma dessas coisas;

 NUNCA comece ou tente terminar o Ray se não for uma condição de vitória pro seu time. Não facilite para o time adversário ter a chance de roubar o que pode ser uma condição de vitória para eles. 

Considere ameaças de backcap para afastar os inimigos do Ray se ele for uma condição de vitória para seu time. Alguns pokemon são rápidos o suficiente para faze-lo. Julgue conscientemente se seu time pode segurar a luta nessa situação.






Seja flexivel:

Enquanto esse guia destaca alguns pontos gerais, o melhor conselho é simplesmente aprimorar sua habilidade de ler as situações e responder com flexibilidade. Nao se prenda à um plano de jogo fechado;

Isso requer prática, muuita prática, e é uma habilidade raramente se é que chega a ser plenamente aperfeiçoada. Mesmo bons jogadores podem ainda apresentar deficiencia nas macro as vezes;

Aprenda através dos erros, reveja jogadas ou pense sobre possíveis jogadas que você poderia ter feito;

Se você realmente quiser aprimorar seu jeito de jogar, reveja as cenas e peça para outras pessoas revisarem e julgarem. Ou explique a situação e pergunte-os o que fariam e veja se é parecido com o que você faria; se não, pense no porquê.

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