O que são as Macro? Feito por u/BoomTheBear86
BoomTheBear86
- Conscientização do mapa;
- Entender a luta e avaliação de risco;
- Julgar o estado atual do jogo;
- Entender as condições de vitória;
- Pensamento e ação flexíveis.
O que preciso entender para as Macro?
Três conhecimentos principais :
Conhecimento do jogo – capacidade, estratégia, utilidade;
Leitura – Entender qual o conhecimento do jogo se aplica E QUANDO;
Ser flexível e se preparar para mudar a sua estratégia se sua leitura estiver errada. Plano de contingência.
Entender a Conscientização do Mapa é melhor quando pensamos sobre dois campos distintos:
Mapa estático(que não muda) e mapa fluído(em movimento):
Estático:
Entender “como o mapa funciona” nas formas gerais em que
nunca muda;
Quando os objetivos chave aparecem e onde;
Lugares típicos de gank ou de riscos de emboscada;
Que paredes podem ser puladas ou não;
Como certos pokemon podem usar (abusar) de certas partes do mapa;
Flúido:
Entender o que está acontecendo no mapa, no seu jogo,
naquele momento exato do jogo;
Onde seus adversarios estão;
Onde seus aliados estão;
Quando aliados/inimigos pegaram os farm;
Quem está morto ou não; quem está voltando?
Pontos (locais) de gank;
Observar backcappers (basicamente quem vai marcar ponto durante o rayquaza).
2:00, "o ray apareceu".
O que os roxos devem fazer considerando o campo de visão deles?
Do ponto de visão dos pontos roxos, eles sabem que Mime, Glaceon e Pika estão nas moitas, pq eles os virão entrar lá, mas Wiggly e Absol estão MIA(fora do mapa).
Dodrio não é ótimo em lutas em time, mas é bom em pequenos ataques, em retirada para evitar backcapper seria o ideal aqui.
Dodrio pode rapidamente voltar à luta se absol e wiggly aparecerem. Backcapping é uma condição de vitória aqui pq ambos os times nesse ponto tem o mesmo status de gols derrubados. Um backcap pode mudar o andamento do jogo, então isso deve ser antecipado.
O time roxo também tem uma dupla de pokemons(garde, slowbro) que podem atrasar o movimento dos inimigos com suas habilidades/ults, então eles podem lidar com uma luta 4x5 por um tempo, mesmo se o mime usar sua ult, Slowbro pode para-lo enquanto garde prepara para contra-ultar.
Charizard pode também facilmente atrasar e derrubar Absol se ele vier pelo flanco, Tsareena pode fazer o mesmo.
Entender a Luta:
Lidar com lutas é uma micro skill, mas entender se você deve
entrar em uma é uma Macro skill;
Isso se resume em poucos fatores:
1)
Confronto: é viável?
2)
Propósito: Qual o valor da batalha pra mim e meu
time?
3) Custo: Se eu perder, o que o time inimigo ganhará?
Lutas:
Entrar num combate
geralmente exige avaliar os pokemon inimigos de duas maneiras:
1)
Capacidade
Do que o pokemon é capaz?
Qual seu kit?
Alcance?
O tempo de contagem (cooldown ou "refrigeração") nas habilidades?
Dano esperado?
Ele pode curar?
Pode ficar imparável?
Estratégia
Como normalmente os usuários desse pokemon o usam? Qual o
seu comportamento?
Que tipo de coisas devemos antecipar/esperar da parte deles?
(Isso também exige que você saiba garantir a sua segurança – qual perto aliados estão, eles parecem que podem te ajudar?)
Exemplo
Capacidade:
Tem um curto-médio alcance para dano moderado;
Pode dar dash com seu spin;
Dano do Auto Atack é médio;
Resistencia é média;
Normalmente corpo-a-corpo;
Estratégia:
Stack-Happy;
Tende a priorizar farmar ou dar o último golpe do que lutar na lane;
Provavelmente tentará escapar do que lutar;
Provavelmente virá com Full Heal ou X-Speed;
Geralmente irá direto pro gol na primeira descida pra lane.
Aqui podemos ver do que Bounswee é capaz, mas não é necessariamente o que as pessoas irão fazer jogando com ele. Nota: Esses dois fatores mudam quando um pokemon chega num certo lvl ou evolui.
Nesse caso, podemos ver que Bounswee é normalmente de nível baixo de ameaça no início do jogo porque ele tende a ignorar os oponentes. Melhores jogadas nesse caso seriam tentar impedi-lo de farmar através de focar fortemente nos ultimos hits(em pokemons selvagens) e tentar stackar. Bounswee é tipicamente um pokemon seguro para encarar no começo do jogo
Exemplo
Capacidade:
Altíssima capacidade de dano ou dano sustentado;
Precisa acertar suas skills;
Pode encarar 1x1 com vários alvos se acertar os ataques;
Muito frágil;
Pode ultar para fugir, se não usar para entrar numa luta favorável;
Estratégia:
Tem que esperar para garantir acertar seus ataques (normalmente nos arbustos);
Vagueia procurando por kills em alvos solo;
Frequentemente é uma isca(parece fugir mas volta pra te atacar);
Cria a ilusão de estar fugindo com sua unite mas frequentemente circula pra voltar e tentar te matar);
Entra em lutas um pouco depois(não é o primeiro a começar uma luta).
A estratégia do Gengar se alinha muito com a sua capacidade. Jogadores de Gengar geralmente tentam manter a luta nos seus próprios termos(se escondendo nos arbustos ou fingindo fugir, asim eles podem ter uma noção melhor do movimento do adversário para mirar melhor). Eles precisam disso para agir. Quando esse for o caso, Gengar é uma luta arriscada. Gengar é uma luta normalmente segura se ela não ocorrer nos seus termos, isso inclui ocasiões como atacando-o antes enquanto ele farma ou usando CC(Crowd Control) logo após que ele teleporta. Mesmo um Gengar sozinho com pouco HP é uma luta de alto risco se ele estiver em controle da situação.
Propósitos e custos da luta
Bons propósitos pra luta:
Pegar um objetivo que você tem garantido;
Deixar um gol aberto pra marcar pontos;
Defender um gol de o time adversário marcar grandes pontos(vejaaaam quando alguem tem 40 ou 50 pontos).
Impedir que inimigos chave entrem numa luta importante;
Inimigo tá invadindo a Jungle;
Desmotivar ou impedir o pokemon inimigo de atacar um aliado.
Motivo ruins pra entrar numa batalha:
Revanche(pelo amor de deus, né kkk tem gente que fica atras
do bichinho a partida inteira, obcecado em matar um único pokemon — subzero feels kk) – Custo:
perder um objetivo;
“Ele(s) parece(m) estar sozinho(s) (mas estão mesmo?)” Custo: Dar ao adversário muita exp
“estão fugindo e não lutando, kill fácil” Custo: Deixar seu gol aberto;
“É o Regieleki, DEVEMOS lutar” - Custo: perder a vantagem de lvl.
Propósitos de luta e seus custos
Um jogador iniciante pode ter muitas lutas no meio de “lugar
nenhum”, quando nada está acontecendo lá, só pq ele viu um inimigo. É
um risco por nenhuma razão válida e o custo de experiência ou benefícios
adquiridos quase nunca valerão a pena.
Pode ser tentador tentar matar todo mundo na sua frente
quando você estiver em liderança em experiencia, mas talvez (quase sempre) é
mais inteligente usar sua liderança pra tomar os farms, assim o time inimigo
não terá chance de te encurralar e ganhar toneladas de experiencia. Isso também
aumentará a vantagem do resto do seu time(mantendo os inimigos em lvl baixo)
mais do que focar apenas na sua vantagem.
Quando estão jogando na liderança, os jogadores pensam que os
beneficíos de uma fight aumentam e que os prejuízos diminuem, o que causa
lutas com péssimas consequências pro time. NENHUMA liderança no lvl deve ser
superestimada em termos de impacto nas batalhas.
Julgando o estado do jogo
Essa é uma super habilidade nuclear – entender o que é
importante (e o que é possível) no jogo NESSE MOMENTO.
Isso definirá o seu comportamento mais do que qualquer outra coisa.
Regieleki brotou, todo mundo pra cima, certo?
Primeiro, se pergunte: Estamos subindo ou eles estão?
Como está o confronto em termos de teamfight? Podemos
vencer? Parece que venceremos?
Temos uma boa chance de garantir o último hit(snippers,
subam pros objetivos, por favor, a menos que esteja perdido..)?
Quantos pokemon defendem os gols deles(leiam o mapa e vejam
isso, bençãos..)? Quantos são os seus?
regieleki é um ótimo objetivo – Se ele chegar no gol!
Realisticamente, você precisa se julgar se você fará o
regieleki. Ele vai realmente conseguir chegar no gol? Ele distrai seu time de
outra coisa(como roubar a jungle dos adversários?
Se você não tiver certeza de escoutar o regieleki pra um gol
inimigo e ele não servirá de distração pra o time adversário.. você TALVEZ
estivesse melhor fazendo outras coisas e depois defendendo o seu gol do ataque
do regieleki. PARAR O REGIELEKI de chegar no SEU gol, nesse caso, seria a
prioridade aqui.
Não entre numa armadilha mortal só pq é o regieleki. Se não
for uma luta favorável, não vá... adquira exp, marque uns gols, roube a
jungle(ou faça a porra da sua que tu marcou pelo menos antes de ele aparecer, caralho kkk) e derrote-o se puder.
Dá pra fazer essa porra.
Estamos a frente em exp/Lvls
Mantenha a liderança garantindo a sua farm ou roubando a do
inimigo;
Reduza a prioridade pras farms seguras! Deixa-as para os
colegas com lvl baixo;
Não arrisque sua liderança entrando em lutas estúpidas;
Seja aquele que desencoraja os inimigos de irem pra um
objetivo, deixe os aliados mais fracos fazerem o objetivo enquanto enquanto você segura os adversários;
Jogue de forma segura. Se você morrer, inimigos pegam seus
pontos, experiência e la se vai a vantagem da sua liderança;
Não se afaste demais pra tentar marcar pontos a menos que tu tenha a certeza(100% da certeza) de que tu vá conseguir marcar e escapar;
Não fique passeando sozinho 100% do tempo.
Se estivermos atrás em nível ou experiencia
Esteja preparado para largar um objetivo se você puder garantir muito farm enquanto o outro time faça ou ter certeza de poder fazer gols com muitos pontos;
Não vagueie sozinho;
CONDIÇÕES DE VITÓRIA
Regieleki: Se o gol da base estiver aberto(exposto) e estiver
próximo dos últimos dois minutos, Regieleki É UMA CONDIÇÃO DE VITÓRIA se
você puder alcançar aquele gol. Ele forçará uma distração, NENHUM OUTRO
OBJETIVO IMPORTAM PRO TIME QUE PUDER MARCAR PONTOS APOIADOS NELE!
Rayquaza: É uma condição de vitória se os times estiverem próximos em placar mas fazer backcap não é uma opção devido à defesa adversária ou se somente o gol da base estiver disponível. Não é suficiente ir sozinho no Ray se o time adversário estiver vivo pq eles podem facilmente te seguir e matar antes que você marque pontos(ou recuar para te parar).
Backcaps: São uma condição de vitória quando os times estão próximos em pontos e Rayquaza não está sendo feito. Marcar um backcap nessa situação força o time inimigo a ou fazer o mesmo ou os força a iniciar uma luta de time no Ray. De todo jeito, os força a jogar defensivamente.
CONDIÇÕES DE VITÓRIA
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